quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Fisco deixa cartas e vai passar a enviar emails

A Direcção-Geral de Contribuições e Impostos inicia, na próxima semana, a comunicação por via electrónica com os contribuintes.

"A partir do dia 15 (próxima terça-feira), vamos começar a desmaterializar o processo de envio de informação aos contribuintes", revelou José Maria Pires, director da Gestão dos Créditos Tributários da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI)/Ministério das Finanças, na conferência "A Utilização das Novas Tecnologias na Justiça Tributária", no Porto.

José Maria Pires explicou que o objectivo é repetir os passos que o Fisco deu para "acabar com o papel" na comunicação dos contribuintes com a administração fiscal, que, acrescentou, "está praticamente desmaterializada", tendo resultado na entrega de 14 milhões de declarações por via electrónica em 2008.

"Esperamos que não demore dez anos, que se faça em menos tempo", realçou o jurista que falava no âmbito da 10ª edição da Pós-Graduação em Finanças e Fiscalidade da EGP-UPBS (University of Porto Business School).

Em declarações à Lusa, José Maria Pires adiantou que "o processo [de substituir as cartas pelo correio electrónico] terá que ter uma implementação progressiva" uma vez que "é preciso alterar as mentalidades e os hábitos", adiando mais esclarecimentos para as próximas semanas.


Fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário